Os réus receberam ao todo uma pena de 624 anos de prisão pela morte de 52 detentos do terceiro pavilhão do presidio do Carandiru, em 2 de outubro de 1992.
Entendemos que o fato é relevante para que, efetivamente, a Justiça brasileira inicie o devido enfrentamento diante da violência policial acabando com a impunidade que historicamente é registrada em nosso país. Além disso e apesar da demora, foi garantida a justiça para os sobreviventes, as vítimas e suas famílias.
Ao mesmo tempo é
impossível não notar que certamente faltou alguém no banco dos réus: o ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho, já que claramente foi ele quem
deu a ordem final para que policiais altamente armados atacassem e
matassem covardemente civis encarcerados e desarmados.
A condenação dos
policiais que apertaram o gatilho é apropriada já que agiram em
cumprimento de ordem manifestamente ilegal mas seria muito apropriada também a
condenação do ex-governador Fleury, com a aplicação da "teoria do domínio do
fato". Ironicamente no julgamento denominado "mensalão" houve uma
verdadeira ginástica jurídica especialmente por parte do atual
presidente do STF para aplicá-la. Atitude criticada pelo jurista alemão, Claus Roxin, autor da teoria usada
pelos ministros.
COADE - COLETIVO ADVOGADOS PARA A DEMOCRACIA
nao tenho palavras e´pura sangria,desumano...
ResponderExcluirBandidos tem mais eh que morrer... Direitos humanos para os trabalhadores que pagam seus impostos e NÃO para assassinos, estrupadores, sequestradores e Bandidos.
ResponderExcluirPena de morte já neste país!
se bandidos o qualquer ser humano merece sere morto de essa maneira no país da impunidade, como é o caso do Brasil, ñ existiría políticos vivos(roubam dos empostos dos cidadaos brasileiros e ñ fazem nada) , tao pouco existiriam policiais corruptos e ladroes no Brasil (roubam até droga e dinheiro apreendido de bandidos)......... o Brasil já está cheio de violencia de todos os lados....... acho q nenhum ser humano, e nenhum animal merecem que outro tire a vida....... e muito menos dessa maneira....... ñ entendo pessoas q pensam como vc.......... imagine que dentro da cadeia esta até aqueles q foram preso por engano.......
ExcluirÑ entendo pessoas q postam ese tipo de pensamento.... cheio de ódio do seu semelhante...... como pode realmente pensar assim????
ExcluirSe bandidos e ladroes tem q morrerem, e de uma forma tao horrível assim,....... ...
Existe varios tipos de bandidos: bandidos q roubam bandido(policías, q prendem ladrões e roubam as drogas e dinheiro q eles roubaram....) políticos( que prometem e roubam milhoes e milhoes e nunca vão para um carandiru da vida...)
....... .......... ........na verdade... ñ sei porque estou perdendo tempo em postar isso....... é uma pena que existam pessoas como vc anónimo..... isso é tudo q eu quería dizer........ e desculpem meu portugués........
Pena de morte?
ResponderExcluirQue porcaria de direitos você esta falando?
De uns? Direitos Humano! Humano e se este humano matou, roubou, estuprou que cumpra pena, 'pague' pelo que fez mas com a dignidade que lhe acabe. E não que seja massacrado, desumanamente. Barbárie jamais!
A postagem do "Anônimo" se apresenta prejudicada desde o início ao não se apresentar escondendo-se no anonimato que, nunca é demais lembrar, é constitucionalmente vedado(Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato). Trata-se de uma forma típica dos conservadores e reacionários se manifestarem. Não possuem qualquer compromisso com o diálogo, o debate, o contraditório. Todos absolutamente necessários para que seja possível entender a vida humana em sociedade. A mensagem é desprezível e patética em si não cabendo qualquer perda de tempo maior do que o já desperdiçado nessa pequena resposta. Todo apoio aos Direitos Humanos, à Democracia e à igualdade de oportunidade! A pior cegueira é daquele que não quer ver...
ResponderExcluirQuerido Anônimo:
ResponderExcluirSe você argumentar de maneira lógica e me provar que a pena
de morte é a melhor saída para combater a criminalidade (sem xingamentos, só argumentos) estarei aqui para te dar razão. Até lá, acho que você é apenas mais um desinformado.