CEDIC



CENTRO DE DIREITO E CIDADANIA

Por uma educação voltada para os Direitos Humanos!

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor."
Paulo Freire.


O projeto “Direito e Cidadania - Por uma educação sob a perspectiva humanista!” é uma ação do Centro de Direito e Cidadania - CEDIC, criado pelo Coletivo Advogados para a Democracia – COADE (Associação Civil sem fins lucrativos), para a defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Objetivo

Sensibilizar e instrumentalizar jovens, adultos, educadores, educandos e toda comunidade a promoverem mudanças no âmbito do convívio democrático, da valorização da cidadania e da função social da educação, por meio de debates e realização de atividades com conteúdos conexos que possibilitem a consturção coletiva do conhecimento sob a perspectiva humanista.

Justificativa

As novas tecnologias e a dinâmica acelerada do mundo globalizado impõem ao cidadão uma busca contínua por conhecimento a fim de alcançar os valores do mercado. Tais comportamentos provocam inevitável competitividade, individualismo e a busca desenfreada por mérito.

A naturalização deste processo, que é reforçada pelas escolas e pelo conteúdo diário exposto nas mídias tradicionais, levam a uma educação que exclui e destitui o ser.

Educação é valor, dignidade humana, que deve desenvolver nos sujeitos autonomia, diálogo, respeito, compreensão, criatividade, cooperação, flexibilidade e a capacidade de se pensar e agir coletivamente.

Diante dessa demanda do mundo contemporâneo, se faz essencial repensar a realidade sócio-cultural e buscar uma educação alicerçada em valores de forma crítica, reforçando o entendimento da prática pedagógica às necessidades inerentes à vida cotidiana em sociedade.

É necessário o surgimento de parâmetros democráticos e humanistas, resgatando conhecimentos que estimulem a discussão, o debate e que se tornarão marcas dentro deste espaço de convivência, considerarando o respeito à diversidade e pluralidade como questões fundamentais para o desenvolvimento da cidadania.

Nesse contexto almejado pelo COADE haverá espaço para a atuação política do cidadão, que poderá debater livremente suas idéias e propor soluções, considerando suas experiências.

O projeto “Direito e Cidadania - Por uma educação voltada para os Direitos Humanos!”, fundamentado no diálogo e na educação como prática de liberdade, visa fazer da escola um espaço efetivamente democrático.


Atividades Propostas

Cursos, palestras, debates, oficinas e intervenções culturais.

Metodologia

Por meio do processo empírico, ou seja, partindo da exposição e problematização dos eixos temáticos, promover a discussão e análise do conteúdo programático com apoio de materiais impressos e audiovisuais.

Contato

coadesp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário