sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EM BRASÍLIA, MARCHA DENUNCIA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO


Do MST
 
Nesta sexta-feira, 22, ocorre em Brasília, a II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro. Convocada pela campanha “Reaja ou será morto(a)”, que teve início na Bahia, em 2005, o movimento luta contra o Racismo e a o fim do Genocídio da população negra.

A Marcha está sendo organizada em 15 países e 18 estados do Brasil. Além do Distrito Federal, estão confirmados atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul, Amazonas e Espírito Santo, entre outros.

A violência contra a população negra é confirmada pelas estatísticas do mapa da violência (2002-2012). Segundo dados, as vítimas negras aumentaram de 29.656 para 41.127. Enquanto o número de assassinatos de brancos diminuiu 19.846, em 2002, para 14.928, em 2012. As vítimas, em sua maioria, são do gênero masculino, cuja faixa etária encontra-se entre 15 e 29 anos.

O autonomia e protagonismo histórico da mulheres negras é respeitado pelo sua atuação na linha de frente da Marcha e como impulsionadoras das ações nas ruas do país. “As mulheres negras tem reagido e resistido a opressão dirigida as suas comunidades e criado instituições de luta, solidariedade e humanidade do povo negro em todos os continentes”, afirma o movimento em trecho do texto da convocatória para a Marcha.

A Marcha ainda denuncia a inércia do Governo na implementação de políticas a favor da população negra e a total omissão do Estado brasileiro ao fazer uso de programas ineficazes que não tem dotação orçamentária, diante de uma conjuntura de violência e Genocídio Racial em curso no Brasil.

Serviço
Dia: 22/08 - Sexta-feira
Horário: 14hs
Local: Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Setor de Diversões Sul, CONIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário