sábado, 9 de fevereiro de 2019

OUVIDORIA DAS POLÍCIAS DE SÃO PAULO DIVULGA RELATÓRIO


Na última quinta-feira (07/02), a Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo divulgou o relatório de 2018 onde se verifica, mais uma vez, que a maior concentração de casos se encontram em regiões da periferia, especialmente na Zona Leste.

São 1.102 denúncias. O tema que lidera o ranking de reclamações é a má qualidade no atendimento das polícias. Neste ponto, só na Zona Leste foram registradas 137 queixas. As delegacias 49º DP (São Mateus), 53º DP (Parque do Carmo) e o 63º DP (Vila Jacuí) foram as mais criticadas. Depois, aparecem o centro com 118 denúncias, a zona sul com 91, a zona norte com 68 e a zona oeste com 66. 

O relatório aponta as necessidades de recompor quadros da Polícia Civil e investimento no sistema de delegacia eletrônica. Além disso, é necessário que o Programa de Assitência Social volte a existir tendo profissionais que não fazem parte da polícia realizando atendimentos nos DPs. 

No caso da Polícia Militar, a Ouvidoria aponta para a necessidade de relembrar, durante as preleções diárias, os protocolos de abordagem.

O abuso de autoridade surge em segundo lugar no ranking com 840 notificações. São casos de agressão, constrangimento ilegal, abordagem com excesso e invasão a domicílio. A PM está presente em 87% das ocorrências.

Importante lembrar que trata-se de dados oficiais, ou seja, que chegaram à Ouvidoria. Ocorre que existem muitos casos que não são denunciados devido ao medo ou desconhecimento de como fazer a denúncia por parte das vítimas. 

Acesse o Relatório completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário