quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MILTON BELLINTANI, PRESENTE!

No próximo sábado, dia 28, a partir das 14 h, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência dedicarão o Sábado Resistente deste mês à memória do  jornalista e importante defensor dos direitos humanos, Milton Bellintani, falecido no último dia 3,  vítima de um ataque cardíaco fulminante. 

Esta singela homenagem se realizará no auditório Vitae (5º. Andar do Memorial da Resistencia – Rua General Osorio 66- Luz) com o apoio e parceria de diversas instituições relacionadas abaixo.

Milton Bellintani foi jornalista, professor e coordenador de vários cursos em diversas entidades. Teve uma atuação bastante diversificada e compartilhou sempre seus conhecimentos com pesquisadores e instituições de ensino. Seu interesse pelas questões políticas, não somente partidárias, mas também em defesa da memória política e dos direitos humanos se intensificou quando seu pai foi preso pelos agentes do DOI-Codi por ser membro do Partido Comunista Brasileiro em abril de 1974. Desde então, passou a se interessar de modo mais ativo sobre as questões da ditadura brasileira e latino-americana. Seu interesse e paixão pela diversidade cultural da América Latina o levou a atuar em diversas produções audiovisuais, contribuindo com muitos trabalhos sobre o tema.

Milton presidiu a Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas e a Associação Amigos do Arquivo Público do Estado, foi um dos diretores do Núcleo de Preservação da Memória Política e um parceiro inestimável do Memorial da Resistência de São Paulo.

Por todas as razões expostas acima, consideramos este último Sábado Resistente deste ano como muito especial, pois reuniremos amigos, colegas e parceiros para prestar uma justa homenagem ao nosso companheiro que tão cedo se despediu e deixou um grande vazio na luta pelos direitos humanos, memória, verdade e justiça.

PROGRAMAÇÃO

14h – Boas vindas - Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo);

14h15 – Leitura de poemas – Dulce Muniz (Teatro Studio Heleny Guariba);

14h30 – Homenagem dos companheiros de trabalho.  

Coordenação:
– Ana Paula Brito (Memorial da Resistência e Núcleo Memória);
- Cristina Ocariz  (Instituto Sedes Sapientae, diretora da Clinica de Testemunhos);
- Paulo Zocchi (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP);
- Sergio Gomes  (Instituto Oboré);
- Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento–Câmara Municipal de SP);
- Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política);
- Aristeu Bertelli da Silva (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo);

15:30h - Entrega oficial das mensagens recebidas da Rede Latino-Americana de Sítios de Consciência - Kátia Felipini (Memorial da Resistência de São Paulo);

16 h - Homenagem dos familiares
- Encerramento musical pela Companhia do Tijolo.

APOIO
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Escola do Parlamento–Câmara Municipal de SP.
Instituto Sedes Sapientae- Clinica dos Testemunho.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP.
Instituto Oboré.
Teatro Studio Heleny Guariba.

 Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar 

SÁBADO RESISTENTE
Dia 28 de novembro de 2015, das 14h às 17h30

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e realizados pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial a resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário