sábado, 8 de novembro de 2014

JORNADA INTERDISCIPLINAR: “A VIOLÊNCIA DE ESTADO ATUAL E SUAS RAÍZES”


A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae realizarão , no dia 11 de Novembro de 2014, uma Jornada Interdisciplinar com o tema “A Violência de Estado atual e suas raízes”.

Esta Jornada é produto de cinco (5) Oficinas de Capacitação realizadas com profissionais da Saúde e da Justiça, durante os anos 2013 e 2014, onde o principal objetivo foi aprimorar uma escuta diferenciada nos processos terapêuticos e/ou jurídicos onde estivessem implicados sujeitos afetados pelas marcas traumáticas da violência do Estado, durante a ditadura militar (1964-1988) e na atualidade.

A atividade integra o eixo de Capacitação do Projeto Clinica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae da Comissão de Anistia, que oferece atendimento psicológico aos afetados pela perseguição política durante o regime ditatorial no Brasil, e deseja potencializar a formação e a atuação dos profissionais que prestam serviços à população de baixa renda e socialmente mais vulnerável.

O evento acontecerá em duas etapas. 

MANHÃ

09:30. Apresentação do Projeto
Maria Cristina Ocariz. Psicanalista coordenadora do Projeto da Comissão de Anistia no Instituto Sedes. Professora Curso de Psicanálise.

Mesa 1.
10:00 à 12:30. 
"Clínica, Memória e Cidadania"
Vera Warchavchik. Psicanalista, professora do Curso Formação em Psicanálise. Membro da Diretoria    do Instituto Sedes Sapientiae.

- "Violência de Estado e resistências"
Maria de Fátima Vicente. Psicanalista, professora do Curso de Psicanálise. Diretora adjunta da Clínica Psicológica do Sedes de 2003 à 2012. Diretora do Instituto nos períodos 2000- 2002 e 2007-2012.  

Debate entre os participantes.

12:30 às 14:00: ALMOÇO.

TARDE

Mesa 2
  
14:00 - "A memória do medo no Brasil contemporâneo".
Vera Malaguti Batista.Professora de Criminologia da UERJ, secretária-geral do Instituto Carioca de Criminologia, diretora da Revista discursos sediciosos: crime, direito e sociedade.

Abertura para Conversa Pública. Testemunhos.

17:00 - Fechamento da Jornada.

EQUIPE DE TERAPEUTAS-PESQUISADORAS
Maria Cristina Ocariz (Coordenadora)
Maria Carolina Gentile Sciulli
Maria Liliana Emparam Pereira
Nana Corrêa Navarro
Paula Salvia Trindade
Tereza Cristina Gonçalves

LOCAL: Auditório Instituto Sedes Sapientiae.
Ministro Godoi, 1484. Perdizes, São Paulo.

HORÁRIO: 9:30 ÀS 18:00.

ENTRADA GRATUITA.

NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário