quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CANAL EXCLUSIVO DO MP RECEBE DENÚNCIAS SOBRE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS DOS JOVENS DA CAPITAL


Denúncias sobre violações de direitos humanos de jovens na capital agora podem ser enviadas para um canal específico do Ministério Público do Estado de São Paulo.  O email juventudesp@mpsp.mp.br foi criado exclusivamente para recolher notícias de fatos do gênero e já está em operação.

Esse canal de comunicação é resultado de um Termo de Cooperação para Proteção e Defesa de Direitos dos Jovens na Capital assinado entre o MP e a Prefeitura de São Paulo, no final de julho. Desde então, o endereço eletrônico está disponível para a população.

Um dos objetivos do acordo é a promoção do intercâmbio de experiências, informações e conhecimentos relativos à juventude da cidade de São Paulo, para promover o debate institucional e aprimorar a atuação tanto do MP quanto do Município. Ao fortalecer a cooperação entre os dois órgãos, o que se busca é contribuir para a redução da vulnerabilidade da juventude negra e de sua submissão à violência estatal, com a consequente prevenção de homicídios.

Entre as atribuições do MP no acordo está prevista a elaboração de um plano específico de atuação para enfrentamento da violência contra o jovem na periferia da capital. O MP também vai contribuir com cursos, palestras e seminários em eventos de formação de agentes públicos municipais com atuação na periferia.

Outro dos objetivos é contribuir na formulação e execução de políticas públicas da municipalidade destinadas a oferecer aos jovens da periferia modos de vida alternativos às práticas criminais e, ainda, realizar reuniões periódicas para fomentar institucionalmente o debate integrado e permanente sobre a atuação do MP na defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem, além de audiências públicas para debater a violação de direitos humanos dos jovens da periferia de São Paulo.

Ao MP também caberá realizar eventos reunido especialistas, professores universitários, organizações não governamentais, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, movimentos sociais, agentes públicos da Prefeitura e Membros e Servidores do MP destinados a debater temas relativos à defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário