terça-feira, 1 de novembro de 2016

NOTA DE REPÚDIO


No último dia 25/10, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, de São Paulo, recebeu um ofício do vereador Ricardo Nunes (PMDB) onde ele questionava a realização da semana de "Gênero e Educação" realizada naquela instituição de ensino.

Confira a nefasta manifestação:


Entre as aberrações afirmadas no documento, estão a de que trata-se de atividade ilegal e arbitrária. Como um capitão do mato, o vereador exige a divulgação dos nomes daqueles que participaram da mesma e como um censor busca a relação das leituras, músicas e filmes trabalhados, o objetivo pedagógico e as metas da semana. Ao final, aponta para a urgência sobre o retorno aos questionamentos e decreta a suspensão da atividade preventivamente ameaçando de responsabilização os diretamente envolvidos.

Um escândalo para qualquer cidadão com o mínimo de discernimento e conhecimento. Além disso, chama atenção o desconhecimento sobre a legislação educacional do Estado Brasileiro bem como a referente ao município de São Paulo.

A atividade segue o Plano Nacional de Educação bem como o Plano Municipal de Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal ao fazer com que a mesma fosse realizada com toda comunidade escolar promovendo a convivência democrática, especificamente, no tocante à promoção do bem de todos, sem preconceitos de sexo, ou quaisquer forma de discriminação. Trata-se de uma atividade com temas transversais e que contempla a educação em Direitos Humanos.

O Projeto Político Pedagógico de qualquer escola não pode estar à mercê de um vereador reconhecidamente conservador e que busca a total escolarização da educação.

Apoiamos incondicionalmente a direção da instituição bem como toda comunidade envolvida nessa e em outras atividades da EMEF Amorim Lima que luta há décadas contra a robotização, o fomento à competição, o adestramento e a consequente desumanização de seus alunos.

Repudiamos o vereador e sua covarde e vil atitude contra um dos temas mais importantes para uma nação; a Educação.

COLETIVO ADVOGADOS PARA DEMOCRACIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário