No último sábado (14/05) centenas de pessoas estiveram no III Ato Unificado: Ditadura Nunca Mais!, realizado no entorno do prédio do antigo DOI-Codi onde hoje é o 36º distrito policial.
O espaço também abriga uma garagem e um depósito da Polícia Civil onde funcionou, na época da ditadura, a extinta Operação Bandeirantes (OBAN).
A delegacia, situada na Rua Tutoia, 921, no bairro do Paraíso era conhecida pelos torturadores e assassinos por vários nomes: "Casa da vovó", "Hotel Tutóia", "Inferno" e "Hospital".
O Ato tem o objetivo de lembrar a tortura e prisão de cerca de 5.000 pessoas, das quais 50 foram assassinadas ali por agentes públicos de 1964 a 1985, bem como o de reiterar a reivindicação de muitos anos para transformar aquele espaço, símbolo da repressão e do desrespeito aos Direitos Humanos, em um lugar de memória e respeito à dignidade da pessoa humana para que o Estado de exceção nunca mais se repita.
O prédio que foi tombado em 2014
pelo CONDEPHAAT, possui grande importância para a história da cidade e precisa
passar por esse processo seguindo os termos das conclusões e
recomendações apresentadas pela Comissão Nacional da Verdade.
No evento, os coros Luther King, Lazi e Canto Sospeso se apresentaram lembrando músicas muito conhecidas e cantadas pelas
vítimas daquela época.
O
Coletivo Advogados para a Democracia esteve presente, mais uma vez, e seguirá na resistência para honrar nossa democracia e os mártires que
morreram lutando por ela certo de que aquele hediondo sítio de outrora se transformará em um memorial em breve.
Torturadores, assassinos e golpistas não passarão! Fotos do Ato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário