O CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo em parceria com o CEHAL – Centro de Estudos de História da América Latina da PUC/SP, promoverá, entre agosto e outubro de 2018, uma Formação em Direitos Humanos para defensoras e defensores populares.
Intitulado “Formação em Direitos Humanos: para garantir direitos e lutar contra violações”, o curso é gratuito, com limite de 30 vagas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do CDHEP. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 18h30 às 21h, na sede do CDHEP, próxima à estação de metrô Capão Redondo, na zona sul de São Paulo (SP).
A iniciativa pretende formar 30 lideranças comunitárias e moradores (as) para atuar na prevenção e orientação na garantia dos Direitos Humanos e em casos de suas violações, prioritariamente na periferia Sul da cidade de São Paulo (SP). Os inscritos que participarem de 70% dos encontros do curso receberão certificados emitidos pela PUC/SP em parceria com o CDHEP.
O curso começa dia 27/08 e está organizado em 10 encontros:
1º encontro (27/08): Panorama crítico dos fundamentos e história dos Direitos Humanos ( Rodrigo Sérvulo / Coletivo Advogados para Democracia - COADE).
2º encontro (03/09): Direitos Constitucionais/Fundamentais: a luta por direitos na Constituição de 1988 (Mariana Pasqual e Gustavo Antonio/CDHEP).
3º encontro (10/09): Estrutura do Estado brasileiro e desmonte dos direitos pós reformas de 2017 (Thomas Jensen/ DIEESE).
4º encontro (17/09): Aparelhos repressivos do Estado e a estrutura do Sistema de Justiça no Brasil(Marina Dias/IDDD).
5º encontro (24/09): Direitos Humanos, Gênero e intersubjetividade (Luis Galeão / Incidir/USP e Zilda Iokoi / Dep. de História / USP).
6º encontro (01/10): Direitos Humanos e questões étnico-raciais (Carlos Mendes / Incidir / USP).
7º encontro (08/10): Direitos Humanos na periferia Sul de São Paulo: cultura e moradia (Suzi Soares / Sarau do Binho e Jussara Basso/ MTST Região Sul).
8º encontro (15/10): Justiça Restaurativa Comunitária: construção do justo e a escuta da vítima (Nelly Boonen e Sabrina Paroli / CDHEP).
9º encontro (22/10): Acesso à justiça: como fazer e qualificar uma denúncia e os órgãos públicos de encaminhamentos (Vera Lucia Vieira / CEHAL / PUC SP).
10º encontro (29/10): A Pedagogia da Proteção (Equipe CDHEP)
Objetivos para esta formação:
Qualificar e contribuir para uma melhor articulação das defensoras e dos defensores populares de Direitos Humanos na zona Sul de São Paulo e em outros territórios periféricos;
Construir coletivamente e de forma crítica conhecimentos sobre Direitos Humanos;
Identificar violações de Direitos Humanos no cotidiano e ferramentas para denunciá-las;
Conhecer instrumentos básicos para a atuação de defensoras e defensores populares de Direitos Humanos;
Proporcionar noções de direitos fundamentais e abordar mecanismos e estratégias para sua concretização;
Elaborar uma crítica ao Sistema de Justiça e abordar a Justiça Restaurativa Comunitária como outro paradigma para a construção do justo;
Abordar as violências estruturais do Estado brasileiro: desigualdade social e identidades.
Para mais informações, acesse aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário